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Guia completo de propaganda com funil de vendas no Facebook e Instagram

As empresas que usam redes sociais e mídias sociais para promover seus produtos ou serviços devem usar funis de vendas conta Leandro Martins de Almeida. O Facebook é altamente propício para anúncios de funis de vendas. A conta de anúncios do Facebook é versátil o suficiente para capacitar profissionais de marketing e vendedores. Você pode criar diferentes tipos de campanhas com objetivos e conjuntos de anúncios variados. Mais importante, o Facebook e, até certo ponto, o Instagram fornece recursos relevantes para os diferentes estágios de um funil de vendas. Vamos explorar todo o domínio dos anúncios de funis de vendas do Facebook e como você pode aproveitá-los para obter mais vendas.

Introdução aos funis de vendas do Facebook

Uma empresa deve conhecer seu público-alvo. Os profissionais de marketing devem entender como alguém no mercado-alvo avança nas diferentes etapas do processo de compra. Ambos são mais fáceis de avaliar do que realmente influenciar. Somente a melhor avaliação e o direcionamento do público-alvo relevante com a progressão meticulosamente influenciada durante o ciclo de compras resultará em melhores conversões. O Facebook tem recursos avançados de segmentação e redirecionamento, mas aproveitar a força de tais opções requer uma compreensão lúcida de toda a prática.

Um funil de vendas no Facebook ou no Instagram é um aparelho virtual projetado para ganhar exposição para que o público-alvo seja apresentado a uma marca, produto ou serviço. A introdução também pode ser para uma campanha ou anúncio específico, não necessariamente o produto ou serviço oferecido. Exposição é a primeira fase. Embora os anúncios tenham um papel importante, o conteúdo orgânico também é essencial.

Leandro Martins de Almeida diz que, conforme a conscientização é estabelecida, o funil de vendas progride para a segunda etapa da consideração. É aqui que as pessoas que estão familiarizadas com uma marca, seus produtos ou serviços serão mais pressionadas para tomar uma decisão. Esta é uma educação antiga, mas feita em uma plataforma digital. Finalmente, há a fase decisiva ou de compra, também referida simplesmente como conversão. De campanhas personalizadas a personalização avançada, os anúncios de funis de vendas do Facebook devem ser eficazes em cada fase distinta.

Fases distintas dos funis de vendas do Facebook

Um funil de vendas tem três fases convencionais. O primeiro é a consciência ou a exposição. A segunda fase é a consideração ou leva a nutrir. A terceira fase é conversão ou venda. Pode haver mais uma fase entre consciência e conversão. Alguns produtos e serviços exigem qualificação adicional de um cliente em potencial. A fase de nutrição principal é, portanto, dividida em duas. Um deles testa a elegibilidade ou filtra os leads frios e, em seguida, os hot leads são alimentados antes de serem roteados para a fase de conversão.

Agora há outra fase importante que vem depois da conversão. Os profissionais de marketing não devem deixar os clientes que já compraram algo. Como eles já passaram pelo funil de vendas, faz sentido mantê-los em uma fase de redirecionamento para que eles comprem outro produto ou se inscrevam em outro serviço novamente. Assim, pode haver cinco etapas em um funil de vendas. Leandro Martins de Almeida ainda avisa que os anúncios de funis de vendas do Facebook podem ter de três a cinco fases, dependendo das necessidades de uma empresa. Um profissional de marketing deve decidir após uma extensa deliberação.

Como criar funis de vendas no Facebook

Imagine a rede social como um meio para atender seu público-alvo. Você deve definir seu público. Seus anúncios funis de vendas do Facebook não podem ser planejados aleatoriamente. Todo usuário não deve ser bombardeado com o seu anúncio. Será um desperdício de dinheiro. Identifique o público-alvo e, em seguida, crie anúncios funis de vendas do Facebook relevantes e atraentes. São como iscas que atraem os usuários, podem ser para a sua página oficial no Facebook ou para o seu site. Você também pode redirecionar os usuários para um site de comércio eletrônico ou uma página de vendas. O primeiro alcance é puramente para exposição. Você não precisa vender o produto com os anúncios. A maioria dos usuários não tomará uma decisão de compra nesse estágio.

A parte superior do funil tem como alvo um público potencial no Facebook usando anúncios e outros conteúdos. A próxima parte do funil é sua página no Facebook ou a página de vendas, página de destino ou página inicial do seu site. Você pode levar os usuários interessados para suas páginas em mercados globais como a Amazon. É aqui que você nutre a liderança. Se você está alimentando a liderança em sua página do Facebook, então você deve ter conteúdo suficiente para fazê-lo. Apenas anúncios ou ofertas não seriam suficientes comenta Leandro Martins de Almeida. Você precisa de conteúdo atraente para incentivar um usuário a considerar o produto ou serviço. Nesse estágio, os anúncios de funis de vendas do Facebook devem estimular alguns incentivos. É provável que alguns usuários sejam convertidos imediatamente.

A parte inferior do funil é onde você faz a última parada e pressiona pela conversão. É quando você vai com todas as armas em chamas, oferecendo brindes ou descontos generosos, oferecendo atualizações e combos ou o que for relevante para o seu produto ou serviço, o que tornará difícil para um lead se afastar da proposta. Você pode planejar esse estágio no Facebook, mas a maioria das empresas leva os leads da rede social para seus próprios sites ou loja de comércio eletrônico para a conversão. É um pouco mais simples. O Facebook tem muitas distrações, então tem que haver um momento em particular quando os usuários devem ser redirecionados.

Como executar anúncios de funis de vendas no Facebook / Instagram

O primeiro passo é identificar seu público-alvo. Você deve gastar tempo e energia suficientes para mapear cuidadosamente seu mercado-alvo. Você pode usar parâmetros relevantes, como idade, ocupação, sexo ou interesse. Você pode definitivamente agrupar dois ou mais parâmetros. Quanto mais clareza você tiver na definição de seu público-alvo, maior será o impacto que seus anúncios de funis de vendas terão no Facebook. Muitos profissionais de marketing acabam visando o público errado. Como estamos falando de funil de vendas, em que a primeira fase é exposição, reconhecimento ou introdução, o mercado-alvo deve ser novo. Você não deve segmentar pessoas que já compraram algo de você ou já estão conectadas à sua marca por meio da página de fãs oficial na rede social.

Depois de identificar o mercado-alvo, você deve trabalhar no conteúdo. Você não pode ter o mesmo tipo de conteúdo para todas as três fases no funil de vendas. Se você tiver mais de três etapas, precisará de mais tipos de conteúdo diz Leandro Martins de Almeida. Cada fase exige seu próprio conteúdo. Isso inclui anúncios e postagens orgânicas. Cada conjunto de conteúdo deve ter um objetivo lúcido. Por exemplo, a primeira fase precisa de conteúdo que estabeleça o reconhecimento da marca, crie alcance, aumente o tráfego, leve a um maior engajamento com o público-alvo e, provavelmente, gere mais visualizações de vídeos. O segundo estágio precisa de conteúdo que encoraje o envolvimento direto na forma de mensagens ou comentários, usuários compartilhando seu endereço de e-mail ou inscrevendo-se como leads, instalando aplicativos ou clicando no link para o site oficial e verificando a oferta. A fase de conversão precisa de conteúdo que facilite as visitas às lojas e as vendas.

O mercado-alvo inteiro não responderá de maneira semelhante a todo tipo de conteúdo. É por isso que um funil de vendas é tão eficaz. Você pode levar seus leads através de fases diferentes, dependendo do seu nível de interesse, usar conteúdo relevante para ajudá-los a progredir para o próximo estágio e você pode continuar a confiar nos outros conteúdos para os objetivos predefinidos. Leandro Martins de Almeida lembra que é essencial usar todas as formas de conteúdo, como blogs, imagens, vídeos, gráficos informativos e anúncios simples, mas atraentes.

Você precisa segregar leads frios e quentes antes de alterar a natureza dos anúncios de funis de vendas do Facebook. Os primeiros anúncios que seu mercado-alvo encontra devem ser sobre conscientização. Os segundos anúncios que os leads devem exibir devem ser mais sobre a marca, o produto ou o serviço. A cópia desse anúncio não pode ser igual ou semelhante àquela destinada a leads frios. Aponte conteúdo mais relevante para leads quentes. A conversão torna-se mais fácil quando você se envolve com leads quentes de uma maneira mais extensa do que as mensagens introdutórias no início. Estude a taxa de engajamento e melhore os anúncios junto com o conteúdo em fase distinta. Você vai encontrar alguns conteúdos fazendo melhor e então você deve usá-los mais. Conteúdos ineficazes devem ser abandonados.

Você deve alcançar públicos parecidos usando anúncios de funis de vendas do Facebook. O Facebook simplificou essa busca. Você pode usar seu recurso exclusivo para encontrar o público semelhante ao seu mercado-alvo. Você descobrirá usuários que têm interesses, comportamentos e hábitos semelhantes ou às vezes idênticos explicou Leandro Martins de Almeida. Essas audiências parecidas devem aumentar seu mercado-alvo. Os anúncios de funis de vendas do Facebook devem ser ajustados um pouco antes de serem usados para segmentar as audiências parecidas. É muito provável que uma parcela significativa do público-alvo responda aos anúncios segmentados. Alguns podem até tomar uma decisão de compra imediatamente.

O público parecido não está na mesma fase de compra do que o seu mercado alvo principal. Assim, eles precisarão do melhor conteúdo que você precisa para considerar seu produto ou serviço. Segmente o público parecido com os blogs mais atraentes, artigos populares, postagens virais relacionadas à sua marca e outros conteúdos eficazes. De acordo com Leandro Martins de Almeida, você não precisa de uma estratégia totalmente nova de anúncios de funis de vendas do Facebook para o público parecido. É apenas um complemento. Identifique esses usuários, crie uma estratégia de conteúdo eficaz e promova seu produto ou serviço com anúncios segmentados.

Dicas para melhorar os anúncios de funis de vendas do Facebook

Existem muitas maneiras de gerar conscientização. Depois de identificar o mercado-alvo e o público parecido, use algumas formas eficazes de gerar curiosidade e disseminar a conscientização. Concurso de indicação, postagens orgânicas para engajar mais usuários, pedir feedback e acumular provas sociais são táticas úteis.

Os anúncios de funis de vendas devem abordar pontos problemáticos. Isso não é apenas para o Facebook, mas para anúncios em todos os lugares. Suas campanhas devem ser bem concebidas para destacar os problemas enfrentados pelos usuários e como sua proposta vai resolvê-los. Este é um requisito mesmo quando você está redirecionando.

Os anúncios de funis de vendas do Facebook podem ser mais eficazes se houver um incentivo imediato. Freebies são sempre eficazes. Segundo Leandro Martins de Almeida, ofertas especiais ou descontos são grandes empates. Muitos clientes em potencial precisam apenas de um motivo para comprar. Eles não vão clicar em um link ou decidir comprar até que tenham uma boa razão. Incentivar a conversão geralmente funciona o tempo todo. No entanto, você deve escolher um incentivo que valha a pena.

Os anúncios de funis de vendas do Facebook também devem ser usados para up-sells e referências. Compras repetidas também devem ser incentivadas. Qualquer profissional de marketing experiente ou anunciante desejará maximizar o retorno do custo de aquisição. Se você conseguiu converter um lead em um cliente, deve tentar gerar mais receita e pode ser imediata ou no devido tempo.

Faça com que os usuários escrevam resenhas, comentem as postagens, consultem outras pessoas, forneçam comentários ou deixem depoimentos. Esses iniciados aumentarão o engajamento e farão com que seus anúncios gerem prova social. Se há uma moeda que pode superar a real em tais plataformas, então é prova social diz Leandro Martins de Almeida. É um tipo de validação que os usuários procuram e obtêm quando encontram outras pessoas endossando uma marca.

Seus anúncios de funis de vendas no Facebook devem ser mantidos. Assim como você deve alcançar um público parecido, priorizar o redirecionamento e maximizar o retorno por aquisição, você também deve influenciar os visitantes em cada etapa do engajamento. Você deve solicitar aos usuários que gostem de uma postagem ou página. Deve haver prompts para compartilhar. Os usuários devem ser incentivados a visitar um site. Deve haver um claro apelo à ação, declarando que o visitante pode adicionar ao carrinho. Esses prompts ou influenciadores são cruciais em qualquer funil de vendas e a plataforma do Facebook não é exceção.

Você deve verificar o Facebook Pixel e usar a ferramenta para acompanhar a conversão. É um recurso extremamente útil. Você terá acesso a dados relevantes. A análise dos dados informará se seus anúncios estão funcionando. Você pode otimizar os anúncios que não estão gerando o resultado desejado. O pixel também é útil para o remarketing. Existem outras ferramentas também. Leandro Martins de Almeida conta que você deve tentar obter uma visão analítica para realmente entender e avaliar seus anúncios funis de vendas do Facebook. Concentrar-se apenas na conversão final e na receita de rastreamento gerada por meio de uma campanha publicitária nem sempre indica o engajamento real.

Por Leandro Martins de Almeida.

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