Empreendedorismo

A importância de um mentor

Em seu livro sobre Shinyashiki, Edvaldo Pereira Lima afirma que o palestrante e escritor de livros de autoajuda é encarnação do mentor, aquele que inspira pessoas para que descobrirem a própria jornada

Quando procuram novas informações para a realização de um objetivo (abrir um negócio, por exemplo), alguns profissionais tendem a ser autossuficientes, acreditando que possam aprender o que é necessário sem auxílio de outrem. É possível obter sucesso na empreitada dessa forma, mas a maioria tende a sucumbir, perdida na própria ignorância ante o mar de conhecimento que se apresenta. Nesse sentido, o psiquiatra, palestrante e escritor no segmento de autoajuda, Roberto Shinyashiki, recomenda que se escolha um mentor. “Às vezes, uma orientação compacta e objetiva transforma a vida das pessoas”, diz.

“Quando eu olho para trás na minha carreira, eu sou muito grato por ter tido a humildade e a velocidade para procurar mentores. Cada vez que eu fui para uma nova etapa da minha vida eu sempre procurei ter uma pessoa que soubesse mais e que me ajudasse a encurtar o caminho”, conta o escritor. Um dos mentores importantes na vida de Shinyashiki foi Célio Gayer, seu professor de cirurgia na faculdade de medicina, que, diante da timidez, e insegurança do jovem Shinyashiki, chamou-lhe para uma conversa franca. “Você é estudioso, você é bom, precisa se impor”, disse a ele na época. Deu certo, e o palestrante agradece por ter conseguido se tornar mais autoconfiante e, principalmente, por ter aprendido a mostrar seu talento.

É indispensável, porém, segundo Shinyashiki que as pessoas se cerquem de bons mentores que tenham principalmente duas qualidades: a primeira é a ética. “Se você escolhe uma pessoa antiética, haverá complicações, porque ela te falará muitas bobagens e o trabalho não se sustentará”, diz. Outra qualidade é que esse mentor seja bem-sucedido no assunto em que ele propõe te guiar, “Se você quer montar uma empresa, busque um mentor que já fez o mesmo. O campeão vai te ensinar a ser campeão”, afirma.

Para quem contrata os serviços do mentor, Shinyashiki oferece dois conselhos: mantenha um sistema de trabalho com ele, de forma que se vejam com regularidade. “Às vezes, na hora da tempestade, no momento que mais precisa, você não se lembrará de ligar para o seu mentor. Mas se houver uma regularidade de encontros, isso te ajudará.”, diz. A dica mais importante, no entanto, segundo o escritor, é para que o discípulo escute o seu mentor. “Valorize a presença, o conhecimento e, principalmente, a boa vontade dele. Se uma pessoa bate em sua porta várias vezes e não é atendida, chega um momento que ela percebe que você não quer a verdade e, sim, aplausos.”, destaca.

Pelo título do livro biográfico “O Mentor – A Jornada Inspiradora de Roberto Shinyashiki, Um Homem Movido por Transformar a Vida das Pessoas”, de Edvaldo Pereira Lima, percebe-se que o famoso escritor de livros de autoajuda também se transformou no mestre de muitos outros. Lima explica que o mentor é um arquétipo, um modelo de ação e de comportamento que existe na jornada do herói – forma de narrativa utilizada, principalmente, pelos grandes cineastas americanos.

Conforme o autor da biografia, Shinyashiki é a encarnação dessa figura. “O mentor é aquele que ensina alguma coisa, que dá um presente importante para alguém, para que a caminhada daquela pessoa ocorra. O Roberto vive pelos outros, trabalha pelos outros, oferece coisas pelos outros. Ele quer potencializar a capacidade das pessoas, seja num âmbito puramente profissional, seja no âmbito pessoal. Ele é a grande figura do mentor.”, sentencia.

Entre pessoas renomadas que consideram Shinyashiki como mentor, destaca-se o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nobrega, que diz: “O Roberto Shinyashiki tem uma visão parecida com a minha, ou seja, é a ideia de que vamos levantar a moral das pessoas, vamos ser otimistas fundamentados numa história plausível. Eu acho que as palestras dele levam essa mensagem, de que é possível ter esperança, é possível ser otimista.”.

O canto popular, Leo Chaves, da dupla sertaneja, Victor e Leo, também é muito grato aos ensinamentos de Shinyashiki, tanto que se tornou palestrante também. ““Acredito em mentores. Acredito que o mentor não faz nada, mas nos aponta a direção. O Roberto em alguns momentos foi essa pessoa para mim.”, explica.

Paulo Viera, um dos master coaches mais conhecidos do Brasil, criador do método Coaching Integral Sistêmico (CIS) e escritor e autor do best-seller O poder da ação foi outro que se inspirou em Shinyashiki. “Ele foi meu padrinho, foi meu motivador. Posso dizer até que me espelho nele, utilizando-o como modelo sistematicamente. Ele é um mentor, sim, é um parceiro, é um amigo, é uma luz num mundo de vaidade e de arrogância.”, declara.

O trabalho do mentor pode não ter o retorno esperado por ele, já que não há como controlar a forma como os ensinamentos serão empregados pelo discípulo. “Tudo o que fazemos pode ser usado, pelos outros, para o bem ou para o mal. Por isso, precisamos desenvolver, além da competência, a ética. Como a pessoa vai usar o que aprender depende de seu livre-arbítrio, mas eu vou, sempre, trabalhar para formar os melhores em competência e ética”, afirma Shinyashiki.

O palestrante e escritor destaca que sua grande bagagem de treinamentos, cursos, pesquisas e estudos, muitas vezes não é suficiente para obter um resultado satisfatório junto ao discípulo, o que é motivo de grandes frustrações. “Há pessoas que eu consigo tocar o coração e, nesses casos, fico superfeliz. Mas algumas outras eu poderia ajudar mais. Incomoda-me ver que existem pessoas que não conseguem realizar seus objetivos depois de ter cruzado comigo”, lamenta.

Sobre os percalços enfrentados por Shinyashiki, o autor de sua biografia faz questão de ressaltar que ser mentor é também ser um aprendiz. Conforme Lima, o mentor precisa passar pelas provas do aprendizado para realizar plenamente sua missão de despertar no outro a paixão de aprender. “Quando trilha seu próprio caminho, está abrindo portas para outros que vão segui-lo. Os outros podem conhecê-lo até um ponto, até quando descobrem sua própria jornada na vida”, afirma.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Empreendedor BR

O Portal Empreendedor BR surgiu na expectativa de transmitir e fomentar conteúdos diferenciados voltados aos empreendedores brasileiros.

Copyright © 2019 - Empreendedor BR - Notícias | Ideias | Oportunidades. Todos os direitos reservados

To Top