Marketing

O Marketing da Inovação! ou Inovação ou só Marketing?

O tema inovação tem sido falada por todo lado. Em todo lugar, em tudo se fala em inovação. Já falamos por aqui o quanto se torna chavão ou até mesmo tratado de forma pejorativo pela forma em que se fala e trata da inovação. Mas como separar, como saber o que de fato é inovação ou o que é apenas Marketing?

Vivemos a era das redes sociais, dos influenciadores, da diferença do ser e do mostrar ser. Não é diferente no que diz respeito a inovação. Por isto, temos que estar atentos, em especial no setor público, o que de fato é e o que apenas é Marketing. Da mesma forma nas empresas vamos discorrer sobre.

Nas empresas, temos que avaliar o modismo, a palavra de ordem e até mesmo a necessidade da empresa em fazer inovação. Em especial nos processos produtivos, na melhoria de produtos, utilização da tecnologia, bem como na cadeia logística. Algumas utilizam a palavra por Marketing sim, mas por uma necessidade relacionada a sobrevivência das empresas, muitas utilizam de forma estratégica.

Já em relação ao setor público, há uma busca, não apenas pela vaidade dos políticos, mas em especial na busca por votos ou a sede de mostrar a população que faz algo. Não quero aqui endereçar as criticas, mas levar você a refletir sobre o que é feito de fato e o que é apenas marketing. Desde a busca por prêmios relacionados a cidades inovadoras, inteligentes, passando por eventos e lançamentos de programas e editais de fomento. Muita falácia e pouca efetividade.

Vamos a alguns fatos. A inovação não se dá apenas com incentivo e aporte de recursos para start ups, com melhoria na lei de inovação, nos programas e eventos, mas em especial em pela construção sólida da educação para a inovação, mudança cultural em faixas etárias, bem como no incentivo a empreendedorismo. O conhecimento sem dúvida pode levar a mudança de uma sociedade. Governos em diversos níveis falam que fazem inovação, mas não conseguem dar continuidade a programas criados, armazenamento de dados, digitalização de processos, redução da burocracia, facilidade em informação e transparência.

Estes são alguns fatores, até por que se formos falar tudo, certamente faltaria tempo. Ser inovador não é com Marketing, não é apenas dizer que faz, mas fazer e resolver problemas. Nossa gestão pública, prefeitos e governadores, bem como suas equipes fala demais e pouco faz. Acredito que 80% é Marketing e 20% de competência e que fazem. A ideia aqui não é criticar de forma destrutiva, mas refletirmos sobre o tema e o que é fato ou apenas Marketing. O pior é que o custo do Marketing muitas vezes poderiam ser investidos em ações concretas, o que certamente levariam a resultados.

Por Evandro Razzoto – Site Banda B

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

To Top